top of page

Ferramenta de tomada de decisão: mapas de produtividade

  • Foto do escritor: Paulo Aguiar
    Paulo Aguiar
  • 13 de jan. de 2025
  • 3 min de leitura


Os #mapasdeprodutividade é uma importante ferramenta da Agricultura De Precisão, com ele fazemos a avaliação do sucesso e das falhas cometidas no planejamento da safra em questão.

A partir dos dados coletados nesses mapas é possível identificar quais são as regiões mais #produtivas (que geram lucro) na propriedade e quais regiões não responderam ao manejo utilizado, podendo até, em situações mais críticas, a produtividade obtida não ser capaz de custear o investimento da cultura, causando prejuízo ao produtor.


Os mapas de colheita são obtidos por meio de sensores embutidos em máquinas agrícolas interligadas a softwares de interpretação de dados, que coletam ou mensuram a quantidade de produto que é colhida no campo.


Como são Gerados os mapas de Colheita?


Os mapas de colheita são gerados por meio de sensores embutidos em máquinas agrícolas interligadas a softwares para interpretação dos dados, que mensuram a distância do deslocamento da colhedora e a produção coletada neste intervalo de tempo, as informações geradas devem ser calibradas e filtradas, excluindo dados que indique que houve erro no momento da colheita, como por exemplo realizar a colheita utilizando metade da plataforma, a seguir uma imagens demostrando os erros na coleta de dados, e outra imagem com os mesmos dados calibras e filtrados.



Figura 01. Mapa de produtividade com dados obtidos pelo monitor de 4 colhedeiras.
Figura 01. Mapa de produtividade com dados obtidos pelo monitor de 4 colhedeiras.

Figura 02. Mapa de produtividade com os dados filtrados e calibrados obtidos pelo monitor de 4 colhedeiras.
Figura 02. Mapa de produtividade com os dados filtrados e calibrados obtidos pelo monitor de 4 colhedeiras.

Quais situações podemos interferir com as informações obtidas nos mapas de produtividade?


Os mapas de rendimento são muito mais que um simples mapa colorido que você identifica as melhores e piores produtividades obtidas na propriedade, a partir destes dados gerados, onde devem ser transformados em informações que permitem identificar quais foram os vilões de sua produção e realizar ajustes no manejo da cultura.


Com as informações geradas nos mapas de produtividade deve ser realizado diversos análises e levantamento de dados a fim de identificar os motivos dessa variação na produtividade, podendo ser uma característica inalterável, como a textura solo, presença de pedregulhos ou solos rasos, das quais teremos que aprender a conviver modificando o manejo da propriedade.


Porém na maioria das vezes, a menor resposta da cultura se deve por situações que podemos controlar, uma delas é a elevada acidez do solo, tornando solúvel o alumínio, que nos níveis tóxicos causa a redução no crescimento radicular de plantas sensíveis, limitando-a de obter água e nutrientes, esta situação pode-se ser solucionada com a adição de corretivos de acidez como o calcário por exemplo.


Outros fatores que podem ser corrigidos, tais como: o teor de nutriente baixo ou em desequilíbrio com outros elementos no solo, identificar manchas causadas por ataque de nematoides ou doenças radiculares, ataque de pragas, mato competição, manejo ou operação inadequada e compactação do solo, são exemplos de limitantes da produtividade que podemos identificar e planejar estratégias para minimizar seus efeitos.


Agricultura de precisão, uma ferramenta aliada a gestão.


Quando falamos sobre agricultura de precisão, falamos indiretamente sobre gestão de uma propriedade.


Esta ferramenta fornece ao produtor rural não apenas mapas com indicadores de fertilidade do solo, mais sim uma direção, um caminho para tomada de decisão. Pois o processo todo leva em consideração alguns pontos a serem avaliados?


Parque de máquinas, fator limitante de fertilidade, recursos para o investimento a ser realizado, prazo de retorno do investimento e colaboradores para os setores interligados.


O processo não para pois após a tomada de decisão, vem o acompanhamento da cultura a ser instalada e através da gestão da propriedade rural que o produtor faz a análise da resposta ao investimento realizado através de relatórios mais precisos dos custos x benefício do investimento realizado.


investimento a ser realizado, prazo de retorno do investimento e colaboradores para os setores interligados.


O que é imagem NDVI?


 É o índice NDVI, abreviação em inglês da expressão “Normalized Difference Vegetation Index”, traduzindo ao português “Índice de Vegetação da Diferença Normalizada”, este índice é utilizado para medir a intensidade de atividade da clorofila, quanto mais folhas a cultura tiver, e menor os estresses a planta sofrer maior será sua atividade clorofiliana e consequentemente a produtividade.


O que posso fazer com imagem NDVI?


Através destas imagens obtidas por câmeras multiespectrais embarcada em aeronaves tribuladas ou não, ou obtidas através dessas câmeras em satélites, podem ser gerados mapas com informações relevantes para o produtor rural.


Imagem NDVI ao alcance do produtor rural.


Com mapas de NDVI é possível identificar limitações e fazer interferências durante o desenvolvimento da cultura, bem como identificar danos causados.


Outra vantagem está na abrangência dessa tecnologia pois ela é capaz de atender até os menores produtores.


 
 
 

Comentários


bottom of page